CARACTERÍSTICAS

  • Inoculante biológico
  • Suspensão concentrada (SC) baseada em uma cepa de Bacillus Subtilis UFPEDA 764.
  • Concentração de 3 bilhões (3x10⁹) de endósporos por ml.
  • Os ensaios estão sendo conduzidos para utilização do Rizos em outras culturas.

BENEFÍCIOS E VANTAGENS COMPETITIVAS

  • Produz metabólitos que estimulam a germinação.
  • Fácil aplicação e manuseio.
  • Proporciona maior segurança ao aplicador e meio ambiente, não deixa resíduos e preserva os inimigos naturais na lavoura.
  • Possui versatilidade de uso, permitindo tratamento de sementes, tratamento de sulco e pulverização.
  • Não entope bicos e não decanta, ocasionando um maior rendimento e homogeneidade de aplicação e garantia de resultados.
  • Sua composição por endósporos permite uma maior compatibilidade com produtos químicos e estende sua vida de prateleira.
  • Promove maior desenvolvimento radicular e potencializa o vigor da planta.
  • Aumenta a tolerância ao stress.
  • Modifica beneficamente o exsudatos radiculares.
  • Proporciona significativo aumento de produtividade.


O que são inoculantes?

Inoculantes são produtos que contêm microrganismos vivos. Quando aplicados às sementes, nas plantas ou no solo, colonizam a rizosfera e, ou interior das plantas e promovem o aumento da disponibilidade de nutrientes e consequentemente o crescimento da planta. Por essa razão, os microrganismos são enquadrados no conceito PGPR (Plant Growth-Promoting Rhizobacteria ou Rizobactérias Promotoras de Crescimento de Plantas). Os mecanismos responsáveis pelo aumento no crescimento das plantas são variados (diretos e indiretos), envolvendo desde a produção ou alteração na concentração de fitormônios, inibição da síntese de etileno, produção de sideróforos e antibióticos, fixação de nitrogênio, solubilização de fosfatos e indução a resistência sistêmica a patógenos.

Entre as PGPR, as bactérias solubilizadoras de fosfatos e as fixadoras de nitrogênio atmosférico são importantes para plantas cultivadas, pois aumentam a absorção de nitrogênio e de fósforo, desempenhando um papel crucial como biofertilizantes. Dentre o gênero destacamos Bacillus Subtilis e Bacillus methylotrophicus.



SOBRE O Bacillus Subtilis

Bactérias do gênero Bacillus são comumente associadas à promoção de crescimento de plantas e possuem várias vantagens para exploração comercial na agricultura. Elas são cultivadas em meios líquidos, o que facilita a produção massal em fermentadores industriais e produzem endósporos de resistência, o que aumenta a vida de prateleira dos produtos e a utilização integrada com produtos químicos.

A promoção de crescimento ocasionada por B. subtilis é consequência do aumento da fixação de nitrogênio, solubilização de nutrientes, síntese de fitormônios e melhoria das condições do solo, além dos benefícios indiretos pela supressão deste ambiente contra patógenos. O rápido desenvolvimento da plântula condiciona a mesma a alcançar mais rapidamente o estágio adulto, o que favorece o escape contra patógenos presentes no solo e no ambiente externo. Além disso, promove maior resistência a condições abióticas adversas por apresentar-se nutricionalmente balanceada.

Isolados de B. subtilis também têm a capacidade de conduzir a regulação hormonal de plantas, governando assim, o controle do crescimento radicular pela síntese de auxina, giberelina e citocinina. Podemos inferir que as características supracitadas podem explicar o destacado desempenho do isolado de Bacillus Subtilis do produto Rizos.